Animação, 3d e Games

VOYAGER - CINEMATICS COM UNREAL 5

NA NAVE | 16 SEMANAS | CERTIFICADO Z

O curso oferece uma base sólida nas habilidades essenciais para a criação de narrativas visuais cinematográficas. Abordamos desde a composição de ambientes realistas, iluminação, animação de câmeras e personagens, aplicação de efeitos visuais até a finalização de projetos para apresentação profissional. Os alunos desenvolverão uma sequência cinematográfica, passando por todas as etapas de produção, da ideia inicial à pós-produção.

OVERVIEW

SOBRE O CURSO

O curso Voyager – Cinematics com Unreal 5 tem como objetivo capacitar os alunos a criar narrativas visuais cinematográficas utilizando as ferramentas da Unreal Engine 5. Ao longo do curso, os alunos aprenderão a compor ambientes realistas, cenários, iluminação, animar câmeras e personagens, aplicar efeitos visuais em tempo real e finalizar projetos prontos para apresentação profissional. Ao final do curso, os participantes serão capazes de desenvolver uma sequência cinematográfica, demonstrando domínio técnico e sensibilidade artística. Este curso prepara o aluno para atuar em áreas como filmes, trailers, games, publicidade e produção virtual, utilizando workflows de ponta voltados para real-time filmmaking.

SOFTWARE PRINCIPAL

PARA QUEM É O CURSO?

Este curso é projetado para todos que desejam explorar e desenvolver suas habilidades na criação de narrativas visuais cinematográficas com Unreal Engine 5, independentemente de sua experiência prévia. Se você é um iniciante curioso ou alguém que já possui algum conhecimento e quer aprimorar suas técnicas, este curso aborda do zero todo o processo, desde a composição de ambientes realistas até a finalização de sequências cinematográficas completas.
Pré-requisitos: conhecimentos básicos em informática. Idade mínima: 14 anos.

BREAKDOWN

OBJETIVOS

Fundamentos e Ambientação

Iniciamos com uma imersão completa no Unreal Engine 5, a principal ferramenta do mercado para criação de ambientes e cinematics em tempo real. Os alunos aprenderão a instalar o software, navegar pela interface e utilizar as ferramentas básicas de transformação, organização e construção de cenas. Serão abordados conceitos como níveis (levels), blocos de construção (BSPs) e organização eficiente de projetos. 

Entraremos na construção prática de ambientes com Quixel Bridge e Megascans, utilizando assets escaneados com qualidade fotorrealista para compor terrenos, rochas, vegetações e superfícies diversas.

Também exploraremos a criação de atmosferas realistas, usando pós-processamento, luz volumétrica, neblina e sky atmosphere para enriquecer a direção de arte. O aluno sai desse módulo capaz de montar ambientes completos e visualmente impactantes.

Personagem e Interação Visual

Neste módulo, o foco é integrar objetos, personagens e câmeras de forma fluida dentro do ambiente 3D. Os alunos aprenderão a importar modelos 3D criados em softwares como Maya, Blender ou 3ds Max, compreendendo conceitos de otimização, escala, e aplicação de materiais no Unreal Engine.

Utilizaremos o Material Editor do Unreal para customização de superfícies, criação de texturas realistas, materiais emissivos e mapeamento UV. Essa base é essencial para a personalização estética de elementos em cena.

O destaque deste módulo é a introdução ao Sequencer, ferramenta de edição cinematográfica do Unreal Engine. Com ele, os alunos aprenderão a animar personagens, controlar keyframes, posicionar câmeras com movimentos profissionais (dolly, pan, tilt), aplicar depth of field e explorar os diferentes tipos de enquadramento usados em produções de alto nível.

Personagem e Interação Visual

Neste módulo, o foco é integrar objetos, personagens e câmeras de forma fluida dentro do ambiente 3D. Os alunos aprenderão a importar modelos 3D criados em softwares como Maya, Blender ou 3ds Max, compreendendo conceitos de otimização, escala, e aplicação de materiais no Unreal Engine.

Utilizaremos o Material Editor do Unreal para customização de superfícies, criação de texturas realistas, materiais emissivos e mapeamento UV. Essa base é essencial para a personalização estética de elementos em cena.

O destaque deste módulo é a introdução ao Sequencer, ferramenta de edição cinematográfica do Unreal Engine. Com ele, os alunos aprenderão a animar personagens, controlar keyframes, posicionar câmeras com movimentos profissionais (dolly, pan, tilt), aplicar depth of field e explorar os diferentes tipos de enquadramento usados em produções de alto nível.

Imersão Visual e Efeitos Especiais

Este módulo leva a qualidade visual para o próximo nível. Começamos com o domínio de tipos de luz  e como usá-las para criar cenas com profundidade e emoção. 

Na sequência, aprofundamos o uso de pós-processamento cinematográfico, aplicando efeitos diretamente na Unreal Engine 5. O aluno aprenderá a construir atmosferas distintas como neve, névoa e desertos, essenciais para narrativas de ficção científica.

Também mergulhamos no sistema de partículas da Unreal. Criando simulações de poeira, fumaça, faíscas e partículas reativas a eventos — como impactos e explosões. Os alunos aprenderão a sincronizar efeitos com animações e a transformar cenas comuns em experiências visuais cinematográficas.

Finalização e Apresentação

Na reta final, os alunos organizam todos os elementos em uma cena cinematográfica completa, planejando a direção, cortes e fluidez narrativa. O foco é garantir coesão visual e impacto emocional, construindo uma sequência com início, meio e fim.

Os alunos aprenderão a exportar seus vídeos em formatos profissionais (MP4, sequências de imagem) e também a sincronizar áudio para cortes precisos. A finalização poderá incluir color grading externo (com After Effects ou Premiere), além da adição de trilhas sonoras e efeitos sonoros para uma entrega mais rica.

O curso se encerra com a apresentação do curta-metragem final, feedback técnico e artístico em grupo, além de direcionamento para montagem de portfólio e preparação para o mercado audiovisual e de games.

Finalização e Apresentação

Na reta final, os alunos organizam todos os elementos em uma cena cinematográfica completa, planejando a direção, cortes e fluidez narrativa. O foco é garantir coesão visual e impacto emocional, construindo uma sequência com início, meio e fim.

Os alunos aprenderão a exportar seus vídeos em formatos profissionais (MP4, sequências de imagem) e também a sincronizar áudio para cortes precisos. A finalização poderá incluir color grading externo (com After Effects ou Premiere), além da adição de trilhas sonoras e efeitos sonoros para uma entrega mais rica.

O curso se encerra com a apresentação do curta-metragem final, feedback técnico e artístico em grupo, além de direcionamento para montagem de portfólio e preparação para o mercado audiovisual e de games.

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POR QUE A AREA Z?

Especializada em formar Artistas Digitais.

Nosso diferencial está na vivência, aqui o aluno encontra um ambiente imersivo, que o propicia a desafiar seu potencial artístico. Com aulas práticas você se desenvolverá fazendo de verdade!  Também entendemos que a absorção de conteúdo é singular para cada pessoa, e buscamos sempre otimizar a experiência pessoal de cada aluno, garantindo a todos respeito e ensino de qualidade.

ESTRUTURA

O formato enxuto e reduzido de sala de aula permite um melhor acesso ao conhecimento e engajamento entre os alunos, professores, escola e o mercado de trabalho.

NETWORK

Equipamentos de ponta com eficiência comprovada, acesso as versões dos softwares utilizados pela indústria. O alto desempenho aplicado ao processo de aprendizagem reflete em ótimos resultados de estudo.

CURSOS

Nossos cursos são criados e atualizados de acordo o mercado nacional e internacional. Sempre prático e com desafios que simulam o dia-a-dia dos profissionais da área.

INSTRUTORES

Nossos professores são especialistas de mercado e certificados de acordo com sua área de atuação. Além da experiência com o conteúdo, durante as aulas são abordados cases e desafios do profissional.

FAQ

DÚVIDAS FREQUENTES

Para aproveitar ao máximo o nosso curso, é importante que você tenha conhecimentos básicos de informática. Também é essencial ter disponibilidade para dedicar um tempo semanal aos estudos complementares e estar preparado para se dedicar.

Não é necessário ter experiência prévia para se inscrever. Nossa missão é acolher a todos, independente do seu nível de conhecimento ou experiência anterior.

Não é preciso enviar portfólio. Nosso foco está em oferecer uma experiência de aprendizado rica e eficaz, onde todos os alunos podem se sentir confortáveis para explorar e crescer, criando seu portfólio.

Cada aula inclui atividades práticas projetadas para reforçar os conceitos ensinados e para proporcionar uma experiência de aprendizado envolvente e aplicada. Além disso, esperamos que os alunos dediquem algum tempo ao estudo em casa. Acreditamos que essa prática é essencial para consolidar o aprendizado em seu próprio ritmo, sempre trazendo mais experiência com a vivência e dúvidas para as aulas seguintes.

Nossas turmas são lançadas de forma periódica. Entre em contato com nosso setor comercial da unidade mais perto de você para saber quando será a próxima!

Sim, ao final do curso, todos os alunos que cumprirem os requisitos mínimos receberão um certificado de conclusão. 

Nossa idade mínima para matrícula nos cursos é de 14 anos.